Exemplos de
Ré sustenido menor
8 resultados encontrados
1. Enarmonia
o de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota Mi
soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol soa como um
eira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um Mi
em vez de um Fá Natural, numa partitura, é especialmente
crita enarmônica. Há casos mais complexos, como o caso do
dobrado; para entendê-lo a contento, deve levar-se em cons
, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de Sol
é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si# só figu
nstrumentos de cordas) definidas. O ## ou (x) que significa
dobrado, foi aplicado aí para determinar que o que, na ver
intervalo enarmônico é aquele entre, por exemplo, um Dó
e um Ré Bemol, qual na música ocidental teria o mesmo som
Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol
Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido
Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó
Maior (com sua relativa, Lá Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C
narmônica à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá
Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Ma
numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá
Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor); B-C#-D#-E-F#
narmônica à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré
Menor); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Mai
e Si Maior; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó
Maior; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bem
r; Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó
Maior; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à d
riádicas: Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá
Maior; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemo
: Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá
Maior; B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de
aior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó
Maior). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 70
Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó
Maior). Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 614
ca à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó Maior e Dó
Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior). M
tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó
Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e D
aior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó
Maior). Músicas com duas tonalidades com escalas enarmôni
tônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e
es. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema
uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e
es e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tam
enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido
); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior
à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido
); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (c
armônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol
). Escalas enarmônicas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F:
à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido
); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (co
rmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol
); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (
armônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol
). Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416: Triádicas: Cb-D
2. Armadura
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonal
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 70523416 Feminina: 7Fs F
3. Armadura
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sóis Maiores. M
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
4. Armadura
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonal
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 70523416 Feminina: 7Fs F
5. Armadura
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sóis Maiores. M
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
6. Armadura
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
ue algumas melonotas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a melon
onalidade de Sol Maior a melonota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
es ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
es ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis Men
s ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss
-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
melonotas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs (Sete-
ades: 7Fs (Sete-Efes): Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs (Cinco
Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Me
ores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs (Trê
Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4
Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menor
Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-E
ós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés Susten
Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs (Seis-
ades: 6Fs (Seis-Efes): Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs (Quatr
u Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores;
is Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menor
Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5
idos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menor
Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-
is Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás Susten
Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
7. Escala
rmônicas. São elas: Maiores: Dó Maior: C-D-E-F-G-A-B Dó
Maior (enarmônica): C#-D#-E#-F#-G#-A#-B# Ré Bemol Maior (
D Mi Maior: E F#-G#-A-B-C#-D# Fá Maior: F-G-A-Bb-C-D-E Fá
Maior (enarmônica): F#-G#-A#-B-C#-D#-E# Sol Bemol Maior (e
Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá
Menor (enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol Menor (e
b Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó
Menor: C#-D#-E F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sust
nido Menor: C#-D#-E F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré
Menor (enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (en
b Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá
Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sust
nido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol
Menor (enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol Menor (en
#-G#-A# Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb
es: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido Menor (enarmônic
emol Maior (enarmônica): Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá
: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido Menor (enarmônica): A#-B#-C#-
Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido
(enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol Menor (enarmô
ustenido Menor (enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol
(enarmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A
#-F#-G# Si Bemol Menor (enarmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si
: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido
rmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A Dó
: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido Menor: C#-D#-E F#-G#-A-B R
: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido
: C#-D#-E F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido
C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido Menor: C#-D#-E F#-G#-A-B Ré
: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido Menor (enarmônica): D#-E#-F#
: C#-D#-E F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido
(enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmôn
Sustenido Menor (enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol
(enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D
#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido
rmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D Fá
: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E So
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido
: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido
F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol
: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B
: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido
(enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol Menor (enarmôn
Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol
(enarmônica): Ab-Bb-Cb-Db-Eb-Fb-Gb Estas escalas também f
8. Escala
rmônicas. São elas: Maiores: Dó Maior: C-D-E-F-G-A-B Dó
Maior (enarmônica): C#-D#-E#-F#-G#-A#-B# Ré Bemol Maior (
D Mi Maior: E-F#-G#-A-B-C#-D# Fá Maior: F-G-A-Bb-C-D-E Fá
Maior (enarmônica): F#-G#-A#-B-C#-D#-E# Sol Bemol Maior (e
Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá
Menor (enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol Menor (e
b Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó
Menor: C#-D#-E-F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sust
nido Menor: C#-D#-E-F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré
Menor (enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (en
b Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá
Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sust
nido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol
Menor (enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol Menor (en
#-G#-A# Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb
es: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido Menor (enarmônic
emol Maior (enarmônica): Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá
: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido Menor (enarmônica): A#-B#-C#-
Fb-Gb-Ab-Bb Menores: Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G Lá Sustenido
(enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol Menor (enarmô
ustenido Menor (enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G# Si Bemol
(enarmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A
#-F#-G# Si Bemol Menor (enarmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si
: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido
rmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A Dó
: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido Menor: C#-D#-E-F#-G#-A-B R
: B-C#-D-E-F#-G-A Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido
: C#-D#-E-F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido
C-D-Eb-F-G-Ab-Bb Dó Sustenido Menor: C#-D#-E-F#-G#-A-B Ré
: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido Menor (enarmônica): D#-E#-F#
: C#-D#-E-F#-G#-A-B Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C Ré Sustenido
(enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmôn
Sustenido Menor (enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C# Mi Bemol
(enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D
#-B-C# Mi Bemol Menor (enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido
rmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D Fá
: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E So
: E-F#-G-A-B-C-D Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido
: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido
F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol
: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B
: F#-G#-A-B-C#-D-E Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido
(enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol Menor (enarmôn
Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F# Lá Bemol
(enarmônica): Ab-Bb-Cb-Db-Eb-Fb-Gb Estas escalas também f